segunda-feira, 4 de março de 2013

EXPEDIÇÃO MÃO DO DESERTO

 MAPA DOS DESTINOS

        A expedição a ser realizada em torno de sete estados Brasileiros e cinco países da América do sul, ambos localizados ao centro da América do sul. Quatro Bombeiros Militares e um civil se propõem a uma jornada de mototurismo onde o estudo, lazer, aventura nortearão toda a viagem, dispersando a ociosidade improdutiva da aposentadoria que provoca inúmeras doenças. A disseminação do motociclismo entre os integrantes dos diversos Motoclubes e Motogrupos de Minas Gerais e do Brasil compõem um interesse secundário da expedição.

A viagem contará com o percurso de aproximadamente 11 mil quilômetros, cerca de um mês rodando pelo norte do Brasil e sul da América do Sul. A expedição com caráter cultural e turístico devendo reconhecer e registrar costumes, dialetos, trabalhos e disseminar onde seja possível a cultura brasileira associada ao motociclismo. Instituições militares deverão ser visitadas com intuito de estreitar os laços de amizade.

            Cinco motociclistas, durante trinta e cinco dias, viajarão rumo ao norte do Brasil. Há saída prevista para o estado de Minas Gerais passando por Goiás, Mato Grosso, Rondônia, Amazonas e finalmente o estado do Acre. Em seguida os motoqueiros adentrarão ao país do Peru, visitando regiões turísticas e instituições militares, e seguirão para a Bolívia e Chile onde entre outras visitações o deserto de Atacama, após estes três países seguirão para o Paraguai e posteriormente a Argentina. Findo o percurso voltarão ao Brasil pelos estados da região sul: Paraná,  São Paulo e com previsão de retorno ao estado de Minas Gerais.

            A expedição foi programada observando viagens anteriores realizadas por motociclistas com boa saúde e com motocicletas de bom desempenho e em boas condições para o percurso. Relatos de viagem foram estudados para orientarem as possíveis mudanças de trajeto, instalações e risco próprios à jornada. Foram seguidas as orientações via manual das montadoras das motocicletas escolhidas para a viagem, os valores de despesas foram embasados em diários elaborados por motociclistas que realizaram percurso similar.

Um comentário: